
Preparação prévia para o recebimento da criança
O trabalho com os alunos de baixa visão começa antes mesmo de inseri-los no espaço escolar, pois é preciso que as escolas estejam preparadas para receber as crianças em suas múltiplas necessidades. No caso da deficiência visual é preciso que o professor passe por uma formação de orientação e mobilidade, de igual modo a equipe escolar também devem estar preparados para receber a criança.
A formação do professor em orientação e mobilidade permite oferecer informações sobre o desenvolvimento da criança, a formação de conceitos, utilização dos sentidos remanescentes - conhecimentos básicos para melhor desempenho do aluno com deficiência visual na escola inclusiva.
Através da observação em contextos naturais e dos sinais de alerta e da sintomatologia associada, complementadas por uma avaliação clínica, relativa às funções e capacidades visuais básicas, poderá ser feito um diagnóstico preciso da patologia e estruturar-se a intervenção educativa que permita ao Indivíduo a utilização eficaz da visão que possui, melhorando a sua qualidade de vida e adequando-se o seu processo ensino e aprendizagem. (BRASIL, 2002).
Uma outra importante consideração diz respeito a Proposta Curricular, ao considerarmos a inclusão total do aluno com D.V estamos considerando não programas e currículos especiais por conta de suas necessidades, mas o que se propõe é a eliminação dos obstáculos que impedem que o aluno progrida e avance no processo ensino e aprendizagem.
É preciso que o professor compreenda que a criança com baixa visão será um dos muitos alunos de sua turma e que, assim como os demais, possui características e necessidades individuais. Uma das primeiras providências tomadas pelo professor é entrar em contato com o professor da sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE – para buscar o melhor caminho para atender ao aluno.
A escola deve estar preparada para receber as crianças com deficiência, para isso é importante promover reuniões para discutir as dificuldades encontradas e a melhor maneira de contorná-las, a aquisição de materiais bibliográficos de apoio, a realização de palestras com especialistas e professores experientes no assunto deve estar voltada para toda comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário