sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A história da pessoa com deficiência e a Visão Subnormal


Contexto histórico

Ao longo da história da humanidade a informação visual tem sido um dos meios de preferência para comunicar o modo de vida, a cultura, os hábitos e os gostos da coletividade. Assim, a visão se constitui como um dos sentidos que mais possibilita a interação do homem com o seu entorno.

A história da pessoa com deficiência perpassa por um contexto de exclusão, que ao longo das décadas foi passando por muitas transformações. Se nas sociedades primitivas as pessoas com deficiência eram mortas ou abandonadas hoje há todo um contexto que se volta para incluir estas pessoas e oferecer condições para que tenham o direito de se sentir integrada e para que a sociedade se adapte às diferenças individuais.

No que tange ao espaço escolar a inclusão vai muito além da inserção dos alunos na escola, esta requer uma mudança na estrutura organizacional atendendo os interesses de todos, indiscriminadamente.

E como para se comunicar e expressar sua cultura e linguagem o homem mantém com o mundo uma relação constituidamente imagética e repleta de apelos visuais, no espaço escolar também há um privilégio à visualização, este é sempre permeado por um universo de muitas letras, números, imagens, gráficos e figuras. Neste contexto há crianças com características e aspectos diversos. Somos diferentes, cada ser tem suas potencialidades e o aluno de baixa visão (ou visão subnormal) está também inserido neste espaço de diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário