Adaptações físicas da sala
Como a configuração do espaço físico não é percebida de forma imediata por alunos com deficiência visual, tal como ocorre com os que enxergam é preciso possibilitar o conhecimento e o reconhecimento do espaço físico e da disposição do mobiliário. De forma processual as informações sobre o espaço e a mobília serão apreendidas, e o aluno poderá se deslocar sem dificuldades. Vale ressaltar que é importante reservar um espaço na sala de aula com mobiliário adequado para a disposição dos instrumentos utilizados por esses alunos que devem incumbir-se da ordem e organização do material para assimilar pontos de referência úteis para eles.
Quanto às adaptações físicas da sala se deve ter o cuidado de manter as portas sempre bem abertas ou fechadas, evitando que fiquem entreabertas, as gavetas ficam bem fechadas, os objetos não podem ficar espalhados pelo chão e o piso deve ser antiderrapante.
Segundo Mantoan (2003), “além de fazer adaptações físicas, a escola precisa oferecer atendimento educacional especializado paralelamente as aulas regulares, de preferência no mesmo local. Tudo isso ajuda na integração dentro e fora da escola.”
O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. Além disso, o AEE complementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
É importante que a escola seja para este aluno um lugar que o prepare para a vida pública, construindo sua identidade a partir dos confrontos com as diferenças e da convivência com o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário