
Ações de acolhimento coletivas e atividades de integração
A fim de apresentar ações coletivas e atividades de integração a escola precisa quebrar alguns tabus, explicitar os conflitos e dialogar com a situação.
A fim de apresentar ações coletivas e atividades de integração a escola precisa quebrar alguns tabus, explicitar os conflitos e dialogar com a situação.
É primordial que o aluno de baixa visão seja recebido num ambiente onde há um relacionamento aberto e cordial com os colegas e a família. Na sala de aula colegas, professor e aluno devem conversar naturalmente e esclarecerem dúvidas. A conversa propicia que todos criem o hábito de dialogar, integrando o colega com deficiência visual nas ações e evitando a comunicação gestual, neste acolhimento é preciso evitar a superproteção e a discriminação.
Neste sentido algumas atividades colaboram para a integração com os alunos, tais como as atividades de educação física, nelas o auxílio de barras, cordas, bolas com guiso participa das brincadeiras permitem que a criança se sinta inclusa no contexto. As atividades artísticas são excelentes oportunidades para que a criança com baixa visão apresente suas habilidades, nestas poucas são as adaptações necessárias.
Sobre estas atividades vale ressaltar que aquelas predominantemente visuais devem ser “adaptadas com antecedência e outras durante a sua realização por meio de descrição, informação tátil, auditiva, olfativa e qualquer outra referência que favoreçam a configuração do cenário ou do ambiente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário